ITA e sua fundação

ITA sua fundação

Fundação do ITA: Em 1950, o ITA nasceu em São José dos Campos, oferecendo o primeiro Curso de Engenharia Aeronáutica. No mesmo local, em 1953, implantou-se o CTA (Centro Técnico de Aeronáutica), que, em 1969, se tornou o Centro Técnico Aeroespacial. E, 20 anos depois, em 1970, o Governo Brasileiro fundou a Embraer - Empresa Brasileira de Aeronáutica.

 

QUIAS A FINALIDADES 

Criado em 1950, por inspiração do Marechal Casimiro Montenegro Filho, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), criado em 1950, tem uma missão clara: ministrar o ensino e a educação necessários à formação de profissionais de nível superior nas especializações de interesse do campo aeroespacial, em geral, e do Comando da Aeronáutica, em particular. 

Com grandes patrocinadores internacionais, o ITA é considerado um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil. 

Além disso, o ITA é um centro de pesquisa e inovação, contribuindo para o avanço tecnológico no Brasil, formando profissionais qualificados e gerando conhecimento na área de engenharia e tecnologia.

ITA colheu diversos frutos ao longo de sua história, incluindo a criação da Embraer, o desenvolvimento do primeiro motor a álcool e o treinamento do primeiro astronauta brasileiro .

 



Projetos ITA de sua fundação a nossos dias.

Em 1950, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) foi fundado no Brasil com foco na formação de engenheiros aeronáuticos. Um jovem chamado Ozires Silva ingressou no ITA em 1959 e se tornaria uma figura central na criação da Embraer.

O Bandeirante: O ITA desenvolveu o Bandeirante, um avião para linhas regionais. Após seu primeiro voo bem-sucedido em 1968, a demanda pelo Bandeirante cresceu, levando à necessidade de uma fábrica para produção em série.

Fundação da Embraer: Em 19 de agosto de 1969, o governo brasileiro oficializou a criação da Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (Embraer). Suas atividades começaram em 2 de janeiro de 1970 em São José dos Campos, SP.

Participações e aquisições.

Embraer





Embraer no mercado de eVTOLs. Os estudos sobre “carros voadores” 

O que mudou nos últimos anos foi o avanço da tecnologia, que permitiu o desenvolvimento de melhores protótipos, e dos conceitos em volta da mobilidade aérea urbana (UAM, na sigla em inglês), que envolvem a criação de infraestrutura, integração de sistemas e modelo operacional para as aeronaves. 

Morgan Stanley elege Embraer como “top pick” no setor aeroespacial.

A equipe do Morgan Stanley ressaltou que a Embraer sobreviveu a vários ciclos de mercado, incluindo a pandemia de Covid-19 em 2020, bem como desafios de dinâmica competitiva de concorrentes significativamente maiores e mais bem financiados, no caso Boeing e Airbus.

“A Embraer deixou de ser um fabricante de aeronaves de nicho para se tornar uma empresa diversificada de destaque global no setor aeroespacial e de defesa, preparada para conquistar participação de mercado”, avalia Liwag e equipe.
 
“Nós esperamos que a Embraer se beneficie dos pedidos de aviões comerciais em um ambiente onde a demanda por aeronaves excede a oferta”, afirmaram no relatório.
Embrar lança carro voador protótipo lançado.

o eVTOL, produzido pela Eve, ganhou um protótipo lançado no fim de semana durante a 45ª edição do Farnborough Airshow. 

De acordo com o executivo, “esse é um passo importante que reforça o nosso compromisso com a segurança, acessibilidade e inovação. Agora, devemos focar na preparação de uma rigorosa bateria de testes, mas vamos além da criação de uma aeronave – estamos desenvolvendo um ecossistema completo de soluções para modelar o futuro da indústria de Mobilidade Aérea Avançada.”

Embraer compra fatia minoritária em fabricante brasileira de drones XMobots.
A empresa pretende trabalhar de forma conjunta na criação de memorandos relacionados à atuação em mercados civis e de defesa e segurança.

A Embraer afirmou que as empresas pretendem trabalhar de forma conjunta na criação de memorandos de entendimento relacionados à atuação em mercados civis e de defesa e segurança.

Entre outros fatores, a Embraer também mencionou a intenção de “ampliar a rede de colaboração em pesquisa de novas tecnologias que tenham sinergias com as áreas de desenvolvimento tecnológico, unidades de negócio e inovação da Embraer, bem como a Embraer-X”.
 

 

 

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